segunda-feira, 4 de setembro de 2017

File Mignon ao Molho Madeira

Ingredientes:
Filés:
1Kg de filé mignon cortado em medalhões de 1 dedo de espessura.
Azeite.
Sal refinado
Mostarda em pó
Curry
Pimenta Tabasco Verde.

Molho Madeira:
5 colheres de azeite
2 colheres de manteiga
2 xícaras de cebola em pedaços
3 colheres de trigo branco refinado
3 tomates sem pele, sem sementes e picados
1 xícara de shitake
1 xícara de shimeji
3 xícaras de vinho madeira (ou um bom cabernet)
2 tabletes de caldo de carne dissolvidos em 2 xícaras de água (caldo de carne)
2 xícaras de cebolinha picada
2 colheres de pimenta tabasco
2 colheres de mostarda em pó.

Modo de Preparar
Filés:
Coloque os files sobre uma tábua e passe, segundos antes de selá-los, nos dois lados os ingredientes do filé da seguinte maneira: primeiro a pimenta tabasco verde, depois polvilhe o sal (cuidado pra não exagerar), depois a mostarda e por último um pouco de curry (um pouquinho). Esquente o azeite e sele os files (1 minuto cada lado).

Molho:
Em uma frigideira coloque a cebola para dourar no azeite. Quando estiver dourada, divida a cebola e o azeite em mais uma frigideira grande. Na primeira acrescente o tomate e mexa até virar um molho. Reserve. Na frigideira grande, junte à cebola e ao azeite a manteiga. Deixe derreter. Assim que estiver derretida, coloque a farinha e deixe dourar. Em seguida, acrescente o caldo de carne. Misture bem. Acrescente o vinho. Não pare de mexer. Acrescente o molho que estava na outra frigideira. Coloque a mostarda e a pimenta. Por fim, acrescente o shitake e o shimeji e uma xícara da cebolinha. Deixe cozinhar por cerca de 5 minutos, mexendo sempre. Não deixe grudar no fundo. Acerte o sal. Desligue o fogo e reserve.

Finalização:
Coloque 1/4 do molho em uma frigideira grande. Deixe começar a ferver e acrescente os files. Vá mexendo e virando os files. Depois de uns 5 minutos, acrescente o restante do molho e deixe cozinhar, mexendo sempre, por mais uns 5 a 10 minutos. Desligue o fogo e jogue por cima o restante da cebolinha e tampe a frigideira.
Pronto! Agora é só servir.



Nenhum comentário:

Postar um comentário